quinta-feira, 9 de abril de 2009

AGUA DA AMAZONIA ..VENDA E.U.A ...?


Americanos venderão água da AmazôniaPublicado por Moderador do Banco do Planeta em January 16, 2008 às 1:00pm

Água da região será vendida nos EUA em 2008; Brasil é alvo da hidropirataria na foz do rio Amazonas.


BRASÍLIA – A revista Veja trouxe uma pauta inquietante no final do ano passado. No boxe O apelo exótico da selva, vinculado à matéria A guerra contra a água mineral, a revista afirma: a água mineral Equa é retirada do solo da Amazônia e será distribuída nos EUA a partir de abril de 2008.

A Equa “é extraída de uma fonte no coração da Floresta Amazônica brasileira. Sua história começa com o americano Jeff Moat, que trabalhou durante quinze anos em Manaus, onde tinha uma firma de exportação de pescados. Dois anos atrás, de volta ao Brasil, ele teve a idéia de analisar amostras das águas amazônicas”, descreve o jornalista Paulo Neiva.

“As análises feitas em laboratórios americanos da fonte da Equa mostram que essa é a água mineral mais pura do mundo”, atesta Jeff Moat. A Equa chegará ao mercado americano em abril deste ano, ao custo de US$ 8 a embalagem de 750 mililitros. O lançamento no Brasil está previsto para maio de 2009.

Pergunta-se: essa água será engarrafada no Brasil? Como sairá do país para ser vendida nos Estados Unidos? O Brasil está vendendo ou dando essa água? A água é produto da Humanidade ou do país onde é extraída? Águas de rios internacionais pertencem a quem? Para construir hidrelétricas no rio Madeira o governo brasileiro não precisaria pedir permissão à Bolívia?

Se água é um bem da Humanidade, por que a ONU (Organização das Nações Unidas) não cria um mercado internacional de água, para suprir países do Quarto Mundo, onde a população morre bebendo água suja, quando há? Por que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está providenciando água para os grandes agricultores na bacia do rio São Francisco, com a transposição do rio, enquanto a população pobre do Nordeste morre à míngua por falta de água potável? p>

Por Ray Cunha, para a Agência Amazônia Leia mais...


Matéria da Veja.

1 Comentários:

Blogger Renato disse...

Com certeza!!!
Essa é mais uma daquelas histórias que a Amazônia está sendo loteada para os E.U.A e países estrangeiros, e o pessoal não dá bola pra isso de tanto que falam; mas a minha opinião é que está ACONTECENDO SIM isso, seja pela localização da Amazônia, seja pelos recursos preciosos que lá tem, seja pela falta de fiscalização...
A verdade é que esse tema é batido, caiu em desuso, e não rende voto nem popularidade, daí uns dos motivos por ser deixado de lado esse problema nacional.
Mas, bem da verdade, sempre foi assim ao longo da história: desde a invasão dos portugueses e espanhóis, que levaram grande parte das riquezas da América Latina, e quando acabaram os recursos e o povo nativo lutaram contra isso, é que acabou a exploração.
Acredito que só quando o Brasil começar a usar mais os recursos da Amazônia, seja explorando, seja criando Unidades de Conservação, é que vai parar essa exploração e melhorar pro povo brasileiro.
Só uma observação, é que muita gente acredita que preservar é deixar a Amazônia intacta, sem ação do homem em qualquer hipótese. Tenho minha opinião que se pode, sim, fazer o uso racional da reserva ecológica, juntamente com projetos de conservação e reflorestamento. O que não é correto é explorar seus recursos e distribuir os ganhos para poucos, além do sempre temido DESVIO do capital ganho.
É isso.

16 de abril de 2009 às 15:29  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial